Internacionalização

Católica Business School Alliance

A missão da Católica Business Schools Alliance é proporcionar às empresas e organizações sem fins lucrativos o acesso a conhecimento, ‘expertise’ e capital humano, essenciais às estratégias de internacionalização e presença competitiva no mundo global dos negócios.

A Católica Business Schools Alliance é uma parceria estratégica entre as Faculdades de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa, no Porto e Universidade Católica de Angola, em Luanda, e o Instituto de Administração e Gestão da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em processo de alargamento a Moçambique e China.

A aliança tem por missão a criação de uma rede de escolas de negócios, vocacionadas para a formação de executivos no mundo da diáspora Portuguesa, assente em sólidas parcerias de intercâmbio académico e científico, dentro da presença mundial das Universidades Católicas. 

A aliança tem como desígnio estratégico envolver as faculdades de economia e gestão das várias universidades na criação e estabelecimento de escolas de negócios (business schools), em forte ligação com o tecido empresarial e articulação com a sociedade locais.

Os parceiros da aliança partilham da perspectiva estratégica de que estão a emergir novos modelos de organização empresarial, num espaço cada vez mais global, em que o “metanacional” e a “multiculturalidade” se sobrepõem às fronteiras geográficas e políticas.

No longo prazo, a Católica Business Schools Alliance será uma organização que articula de forma dinâmica os recursos e competências (académicas, científicas, empresariais) disponíveis em cada uma das escolas em prol do desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável.

A Católica Business Schools Alliance é uma entidade supranacional, sem presença geográfica física, desenvolvida conjunta e voluntariamente pelos parceiros, no respeito pelos princípios de equidade, solidariedade e responsabilidade, e que quer desenvolver uma rede de diplomacia.

A participação no Programa Atlântico permite à Católica Luanda Business School ser parceiro ativo do único MBA com dupla acreditação (AMBA e EQUIS) oferecido em Angola e ter, desde a sua génese, uma estratégia de internacionalização, fundada numa aliança de escolas de negócios da rede de universidades Católicas no mundo da lusofonia.

Primordialmente, a Católica Business Schools Alliance, tem em vista o intercâmbio de competências e capacidades para desenvolver programas de formação para executivos, respeitando totalmente os parceiros no seu país de origem. Abre, assim, espaço à mobilidade de docentes e de alunos, para formar gestores com amplo conhecimento do mundo global.

Os parceiros da aliança são soberanos no seu próprio país, vedando a concorrência no mercado local. Nos termos do acordo, a participação de parceiros estrangeiros nos programas realizados localmente carece de uma manifestação prévia de interesse, ou não oposição, do parceiro residente, tendo em vista a sustentabilidade e a longevidade da relação.

A aliança proporciona uma dimensão internacional a cada uma das escolas parceiras, ao mesmo tempo que aproveita as suas vantagens no relacionamento com a comunidade e as empresas locais, fatores que facilitam o desenvolvimento de novos negócios e concorrer eficazmente com escolas de negócios de reputação internacional.

Parceiros Fundacionais

Os parceiros fundacionais da Católica Business Schools Alliance são escolas de negócios da rede de Universidades Católicas, no espaço da diáspora Portuguesa, espalhados por 4 continentes.

Cada escola de negócios pode celebrar acordos de cooperação com outras unidades de ensino regionais – parceiros estratégicos.

Cada uma das escolas de negócios traz, ainda, para dentro da aliança parceiros empresariais, através do MBA Atlântico, oferecendo uma proposta de valor internacional.

As escolas de negócios são os nós de uma rede que, actualmente, abrange o Porto, Luanda e Rio de Janeiro, e está já num processo de alargamento à Beira (Moçambique) e Macau (China).

Os parceiros fundacionais da Católica Business Schools Alliance regem as suas relações através de um MoU que estabelece, genericamente, o seguinte:

1

O Programa Atlântico é um projeto conjunto realizado pela Católica Business Schools Alliance. É um instrumento de construção, desenvolvimento e reforço da aliança, gerido de forma conjunta e equilibrada.

2

Os parceiros são livres para continuar a realizar as suas ofertas individuais em cada um dos mercados locais e celebrar parcerias com outras entidades. Há, contudo, um princípio de não agressão nos mercados regionais de cada um.

3

Projetos realizados dentro da aliança envolvem, em princípio, todos os parceiros. Cada projeto é objeto de análise e orçamentação autónoma, em que cada parceiro identifica serviços por ele prestados e o respectivo custo.

4

Cada parceiro pode declinar o interesse em participar num projeto da aliança, sem que isso prejudique a execução desta iniciativa no seio da aliança, desde que se mantenham pelo menos dois parceiros fundacionais.

5

Nos projetos desenvolvidos na aliança, os parceiros fundacionais são ressarcidos pelos custos incorridos nos serviços prestados. Os eventuais lucros são repartidos igualitariamente pelas partes envolvidas.

6

Todos os parceiros fundacionais são livres de propor novos projetos e iniciativas à aliança, seguindo os procedimentos identificados nos pontos anteriores, salvaguardando o parceiro local não se opõe à sua execução.

Parceiros Estratégicos

Os parceiros estratégicos são escolas e outras entidades sem fins lucrativos que se identificam com a missão da Católica Business Schools Alliance de desenvolvimento do capital humano e querem tomar parte activa na sua concretização. 

Em princípio, os parceiros estratégicos, são envolvidos em projectos específicos (cursos e seminários) realizados regionalmente e no espaço geográfico de actuação da aliança.

A escolha dos parceiros estratégicos locais e regionais é justificada pelo apoio que podem conferir à execução deste projeto de globalização.

Os parceiros estratégicos ligam-se à Católica Business Schools Alliance através de um parceiro local, cujo governo segue os seguintes princípios:

1

Os parceiros fundacionais podem celebrar acordos de cooperação com instituições locais, que adoptam a designação de parceiros estratégicos da Católica Business Schools Alliance.

2

O estatuto de parceiro estratégico é atribuído no pressuposto de que estas instituições protocoladas são úteis e importantes ao desenvolvimento dos programas realizados pela aliança, nomeadamente ao nível local.

3

Os parceiros estratégicos podem participar nos programas e iniciativas desenvolvidos pela aliança, desde que acordado pelos seus membros fundacionais, através da prestação de serviços e pelo aporte de competências específicas.

4

Pela sua participação nos projectos desenvolvidos pela aliança, os parceiros estratégicos são remunerados enquanto prestadores de serviços, pelo que este pagamento deve ser orçamentado como custo do programa.

5

O eventual excedente remanescente, gerado pelos programas e iniciativas em que participam parceiros estratégicos, deve, em princípio, ser repartido em partes iguais por todas as partes envolvidas na sua execução.

6

Os parceiros estratégicos estão livres de levar a cabo outras actividades com os membros fundadores fora do contexto da Católica Business Schools Alliance. Em todo o caso, perante o mercado, podem apresentar-se como parceiros da aliança.

Parceiros Empresariais

Os parceiros empresariais concretizam um princípio de responsabilidade corporativa, por via de um apoio financeiro ou material ao desenvolvimento do projecto.

Este envolvimento empresarial é essencial para qualificar capital humano, indispensável ao negócio internacional que, de outro modo, não veria reunidas condições financeiras para o seu desenvolvimento.

Os parceiros empresariais beneficiam de acesso privilegiado aos programas desenvolvidos pelos parceiros e à sua rede de influência, independentemente da geografia (e.g., recrutamento, ligação com entidades locais,…).